domingo, 15 de agosto de 2010

50 ANOS DE PSICOSE

17 a 19 de agosto de 2010
Lançado nos cinemas há exatos 50 anos, em agosto de 1960, o filme Psicose, maior sucesso comercial da carreira do diretor Alfred Hitchcock, só viu aumentar neste meio século sua importância para o cinema e para a cultura popular em geral. Não há um filme de horror ou suspense realizado desde então que tenha escapado à sua influência. Assim, esta data comemorativa do cinquentenário de seu lançamento poderia ser um bom momento para a exibição dos incontáveis filmes que lhe prestam tributo ou que não existiriam sem ele – para não mencionar as dispensáveis continuações que originou.
Porém, seguindo o caminho oposto, a Cinemateca Brasileira aproveita a oportunidade para propor um mergulho intenso na obra em si, por meio da mostra 50 ANOS DE PSICOSE. O objetivo da programação é explorar ao máximo todos os detalhes contidos naqueles pouco mais de 100 minutos de projeção que mudaram a história do cinema para sempre.
Para isso, serão exibidos, além do filme original, o controverso remake quadro-a-quadro realizado em 1998 por Gus Van Sant, um extenso e aprofundado making of do filme que explora detalhadamente cada aspecto de sua produção e cada cena da montagem final, e o trailer original de cinema com o qual o filme foi anunciado – que, com quase sete minutos de duração e conduzido com muito humor pelo próprio Hitchcock, vale por si só como um curta-metragem bastante interessante.
Por fim, complementando a programação, uma curiosidade do acervo da Cinemateca: o curta-metragem brasileiro O suspense segundo Hitchcock, de João Callegaro, que presta tributo e analisa os principais aspectos da obra do mestre do suspense por meio de fotos, imagens de arquivo e trechos de seus filmes.
CINEMATECA BRASILEIRA Largo Senador Raul Cardoso, 207 próximo ao Metrô Vila Mariana Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215) www.cinemateca.gov.br
Texto do site da Cinemateca
Programação clique: 50 anos de Psicose

Nenhum comentário: