terça-feira, 27 de julho de 2010

DOGMA 95 – 15 ANOS DEPOIS

27 de julho a 03 de agosto de 2010 Prescrevendo uma estética de despojamento e transparência, o movimento Dogma 95 teve seus fundamentos expostos num manifesto assinado pelos cineastas dinamarqueses Lars von Trier e Thomas Vinterberg (posteriormente ratificado pelos conterrâneos Kristian Levring e Søren Kragh-Jacobsen), tornado público em março de 1995, durante as comemorações do centenário do cinema, em Paris. Passados 15 anos daquele momento, o documento motivou a produção, em todos os continentes e numa infinidade de contextos sócio-culturais, de quase uma centena de filmes que cumprem estritamente os preceitos do programa e, assim, ganharam seu “certificado” e um número na filmografia oficial do Dogma.
Para além deste acervo, o manifesto ecoou em larga parcela da produção audiovisual posterior, suscitando reflexão e ampliando possibilidades, e permanece como última manifestação programática de uma estética para o audiovisual contemporâneo. Com o objetivo de reapresentar o contexto histórico e geografico de onde emergiu o estilo e sua evolução, a Cinemateca Brasileira oferece a mostra DOGMA 95 – 15 ANOS DEPOIS.
Contando com o apoio da do Instituto Cultural da Dinamarca, a programação traz uma pequena amostragem de filmes escandinavos ligados ao movimento, incluindo uma de suas obras inaugurais, Os Idiotas – lançada três anos depois da publicação do manifesto e dirigida pelo seu mais notorio signatário, Lars von Trier – e produções dinamarquesas recentes, como Nas suas mãos, o 34º lançamento a receber a chancela oficial do Dogma.
Apesar de incluir apenas quatro filmes, a mostra permite um paralelo entre a produção incial ligada ao Dogma e os filmes mais recentes produzidos segundo seus preceitos em seu país de origem. Na terça-feira, dia 3 de agosto, às 21h00, após sessão do filme Os Idiotas, a Professora Associada de Cultura e Mídia Bodil Marie Stavning Thomsen, da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, apresenta uma palestra sobre o Dogma, o contexto em que foi originado e sua evolução, com tradução simultânea. As regras do Dogma 95 (também conhecidas como “voto de castidade”): 1. As filmagens devem ser feitas em locações. Não podem ser usados acessórios ou cenografia (se a trama requer um acessório particular, deve-se escolher um ambiente externo onde ele se encontre). 2. O som não deve jamais ser produzido separadamente da imagem ou vice-versa. (A música não poderá ser utilizada a menos que ressoe no local onde se filma a cena). 3. A câmera deve ser usada na mão. São consentidos todos os movimentos – ou a imobilidade – devidos aos movimentos do corpo. (O filme não deve ser feito onde a câmera está colocada; são as tomadas que devem desenvolver-se onde o filme tem lugar). 4. O filme deve ser colorido. Não se aceita nenhuma iluminação especial. (Se há muito pouca luz, a cena deve ser cortada, ou então, pode-se colocar uma única lâmpada sobre a câmera). 5. São proibidos os truques fotográficos e filtros. 6. O filme não deve conter nenhuma ação "superficial" (noutras palavras, é vetada a ocorrência de homicídios, armas etc.). 7. São vetados os deslocamentos temporais ou geográficos. (O filme se desenvolve em tempo real). 8. São inaceitáveis os filmes de gênero. 9. O filme final deve ser transferido para cópia em 35 mm, padrão, com formato de tela 4:3. (Originalmente, o regulamento exigia que o filme deveria ser filmado em 35 mm, mas a regra foi abrandada para permitir a realização de produções de baixo orçamento.) 10. O nome do diretor não deve figurar nos créditos. CINEMATECA BRASILEIRA Largo Senador Raul Cardoso, 207 próximo ao Metrô Vila Mariana Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)

Um comentário:

henrique teixeira disse...

BIQUIABERTO!


xxx Henri